Em maio de 1968, explode na França o primeiro de uma série de protestos que viriam a mobilizar estudantes em todas as partes do mundo, pois ecoava dentro de todos um enorme desejo de libertação das tradições que impediam a evolução da sociedade naquele momento.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

68 sonhos



O sonho não acabou, ele vive! Mesmo que um pouco adormecido, ele está em cada um que acredita em alguma mudança das coisas para melhor.
Pode se dizer que em 1968 houve uma epidemia de sonhos pelo mundo inteiro. Os estudantes foram o carro chefe de uma explosão de manifestos em que eles exigiam algo que só é simples nos dias de hoje porque eles o fizeram na década de 60, a revisão dos conceitos e tradições.
Em maio daquele ano, ocorreu o primeiro protesto de estudantes na França, e a partir daí foram protestos de todos os tipos e em vários lugares do mundo. Apesar dos estudantes terem sido os protagonistas de tudo, não podemos esquecer dos operários brasileiros e dos negros e das mulheres ianques.
Dentre vários lideres e ícones de 68, se destaca o pastor ianque Martin Luther King, que fora assassinado neste mesmo ano. Afinal, independente do ano ter sido o de 1968, MLK sempre é lembrado, citado e serve de inspiração quando o assunto é a luta pelo direito da igualdade racial nos EUA e em outras partes do mundo.
Portanto, lembrem-se, aquela pequena insatisfação política ou de outra natureza qualquer, é uma pequena fagulha daquela fogueira que incendiou o mundo em 1968 e inspirou movimentos como o das "Diretas Já" e os "Caras Pintadas", e nos fazem lembrar que não só podemos, mas devemos sim lutar pelos nosso direitos.

Nenhum comentário: