Em maio de 1968, explode na França o primeiro de uma série de protestos que viriam a mobilizar estudantes em todas as partes do mundo, pois ecoava dentro de todos um enorme desejo de libertação das tradições que impediam a evolução da sociedade naquele momento.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

1968 - Elas fizeram e nós?


Em 1968, os jovens do mundo inteiro,indignados com as condições impostas nesse período vão as ruas lutar por suas utopias.
No Brasil, vivia se numa época em que a Ditadura Facista comandava.Então os jovens se uniram para lutar contra esse poder, mas lutar sem armas nas mãos, apenas carregavam os corações cheios de ideais libertadores e a mente livre de preconceitos.
Gostaria de destacar nesse contexto a presença das mulheres, sim das "fragéis" e discriminadas mulheres.
Mulheres que mesmo sem valor da sociedade, se levantaram e se uniram contra esse facismo, por uma sociedade mais justa pra todos, uma sociedade com mais espaço pra elas, pra nós.
Lutaram contra o autoritarismo dos pais, do sistema, para poderem estudar, usar calças compridas, minisaias e pela liberdade de seu corpo.
Na época foram julgadas e torturadas por isso.E infelizmente não viram resultados naquele momento, porém nós podemos usufruir de algumas das conquistas delas, podemos por exemplo estudar, e temos um grande espaço na sociedade.
Mas ainda existe discriminação, de uma sociedade não mais facista, e sim machista, que ainda como aqueles de 1968 julgam as mulheres pela sua roupa e valorizam pelo seu corpo.Por isso devemos hoje dar continuidade a luta dessas mulheres, talvez não mais com passeatas e lutas nas ruas, mas dentro de nossas casas, nosso trabalho, nossas escolas, mostrando aos que nos rodeiam o nosso valor intelectual, nosso poder de pensar e agir não como seres fragéis, mas como seres humanos sensíveis.Mostrar que não somos apenas corpos esculpidos pela natureza que eles podem usar, mas que temos autonomia para usar também.
Enfim lutar para ter nossos direitos e espaços não como mulheres, seres diferentes dos homens, mas como seres iguais com a mesma competência, habilidade e inteligência(se não com mais).

Nenhum comentário: