Em maio de 1968, explode na França o primeiro de uma série de protestos que viriam a mobilizar estudantes em todas as partes do mundo, pois ecoava dentro de todos um enorme desejo de libertação das tradições que impediam a evolução da sociedade naquele momento.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

1968 E OS NOVOS RUMOS DA MÚSICA



Os movimentos de 68 tiveram como trilha sonora nomes consagrados da música mundial. No Brasil e em todas partes do planeta as novas vertentes musicais eram apresentadas em vários festivais e nem sempre bem bem recebidas pelo público. Tom Jobim e Caetano levaram vais e tomates em suas apresentações.
Jimi Hendrix e suas experiências extremas, junto com os Beatles que tinham naquele momento uma mística em volta de suas músicas eram cantadas como hinos por hippies que tinham como ideologia de vida o simples slogan "paz e amor", mas que por trás estavam a liberdade sexual, drogas para uma visão do mundo e o fim dos combates como os do Vietinã.
Aqui no Brasil o Tropicália encarava a ditadura com canções que não tinham limites para misturar antigo e moderno ou clássico e popular. É verdade que os resultados dos movimentos daquela época não foram imediatos mas as conquistas vieram e o legado deles é de grande importância para nós.

Nenhum comentário: